Gerenciamento de Usuários
O modelo de gerenciamento de usuários da Rastrear oferece suporte a casos de uso que vão desde contas de usuários individuais simples até grandes organizações com vários gerentes, administradores e usuários regulares.
Principais funções do usuário
Admin - super usuário com acesso ilimitado a todo o servidor da Rastrear.
Gerente - usuário com recursos estendidos que lhe permitem gerenciar um subconjunto de usuários e registrar novos.
Usuário - usuário comum que pode manipular seus próprios ativos e adicionar novos.
Funções de usuário limitadas
Usuário somente leitura - um usuário que não pode adicionar/editar/remover nada no sistema. Ele só pode monitorar os objetos atribuídos a ele. Pode ser útil para acesso público/incorporado.
Usuário somente leitura do dispositivo - usuário comum com restrição na manipulação do dispositivo. Outras configurações podem ser editadas sem limites.
Limites do usuário
Limite de dispositivos - o limite de dispositivos que o usuário pode ter. O usuário não pode adicionar mais dispositivos do que seu limite .
Se o limite do dispositivo for definido como -1 , significa que o usuário não tem limite no número de dispositivos.
Se o limite do dispositivo for definido como 0 , significa que o usuário não pode adicionar nenhum dispositivo, mas pode editar ou remover os existentes.
Limite de usuários - o limite de usuários que o gerente pode ter. O gerente não pode adicionar mais usuários do que seu limite .
Se o limite do usuário for definido como -1 , significa que o gerente não tem limite.
Se o limite de usuários for definido como 0 , significa que o usuário não é um gerente. A diferença entre gerente e usuário comum está no valor do limite de usuários . Um gerente tem um limite de usuários diferente de 0 .
Somente o administrador pode alterar esses campos.
O usuário criado por um gerente sempre terá valor 0 para ambos os limites.
Usuários auto registrados terão o limite de dispositivos definido como -1 ou o valor da configuração do servidor users.defaultDeviceLimit .
Tempo de expiração - o tempo após o qual o usuário não pode efetuar login no sistema.
Desativado - o usuário não pode efetuar login se estiver desativado .
O usuário ou gerente não pode editar esses dois campos em suas próprias contas.
O gerente pode editar esses campos para os usuários aos quais tem acesso, com uma restrição: se o gerente tiver um tempo de expiração , ele não poderá definir um tempo de expiração para outros usuários posterior ao seu.
Outra restrição importante é que somente um administrador pode desvincular dispositivos de si mesmo.
Visualização incorporada ou pública
Comece criando o usuário:
- Registrar um novo usuário
- Tornar o usuário somente leitura
- Gerar um token para o usuário
Agora o usuário pode efetuar login usando o token na URL. Por exemplo: http://demo.rastrear.tec.br/?token=ABCDEFGHIJKLMN .
Rastrear como serviço
O administrador do serviço pode criar um usuário gerente para cada cliente e definir um limite de usuários e dispositivos de acordo com a assinatura. Por exemplo, 5 usuários e 50 dispositivos. Ele também pode definir um tempo de expiração para limitar o período da assinatura.
No exemplo acima, o cliente pode adicionar 5 usuários e 50 dispositivos, vincular dispositivos a usuários, criar e vincular grupos, cercas geográficas e tudo mais dentro dos limites especificados.
O limite de dispositivos do gerente funcionará para todo o cliente porque os usuários do cliente podem adicionar novos dispositivos somente se o administrador permitir explicitamente.